Auditoria Financeira e Fiscal
Auditoria

Auditoria Financeira

A auditoria financeira nada mais é do que um processo para avaliar todas as atividades financeiras de uma organização. Com ela, fica mais fácil identificar qualquer irregularidade, fraude ou desvio.

Essa análise inclui recursos da companhia em relação à sua utilização, medidas de controle financeiro, títulos em aberto e demais movimentações frequentes. Ter um relatório completo em mãos é importante não apenas para o negócio, mas também para investidores e clientes, que querem contar com uma empresa íntegra em todos os sentidos.

O primeiro passo da auditoria financeira é a análise financeira. Nela, todos os documentos são devidamente reunidos, como comprovantes, extratos, boletins de fluxo de caixa e demais registros contábeis. Assim, um mapeamento do capital é feito para entender a fonte da receita e seu uso.

Para tanto, três setores são investigados: a Tesouraria, o Contas a Pagar e o Contas a Receber, bem como seus respectivos fluxos de trabalho. Assim, entende-se o grau de responsabilidade de cada um e as tarefas das equipes.

Por último, a observação de riscos é registrada com base nas falhas identificadas e demais irregularidades que dão brecha para atuações ilegais. Pode ser que esse processo seja realizado em outra ordem, o que não apresenta problemas desde que englobe todas as etapas.

Auditoria Fiscal

Inspeciona as informações, atividades, rotinas e sistemas fiscais de um negócio, a fim de verificar se ele está ou não conforme a legislação tributária vigente.

O objetivo da auditoria fiscal é garantir mais segurança fiscal aos negócios.

Confere aos empresários a oportunidade de enxergar as operações de seus empreendimentos com mais nitidez, apontando tudo aquilo que está certo ou errado; tudo o que pode representar riscos a curto, médio ou longo prazo, identificando aquilo que precisa ser ajustado, gerando relatórios e informações alertando-os contra possíveis autuações por parte do Fisco e, consequentemente, contra prejuízos no faturamento.

Apesar disso, existem alguns elementos que compõem o escopo regular da auditoria fiscal e que ajudam a entender como ela acontece:

Conhecimento do negócio:

Esta primeira fase consiste em uma familiarização do auditor com o funcionamento da empresa que será objeto de sua análise.

Planejamento da auditoria:

Efetua as estratégias e procedimentos para dar início ao processo de inspeção.

Execução da auditoria:

Nesta etapa se iniciam os processos de análise de documentos e sistemas do negócio auditado.

Parecer final:

Com base nos dados que foram identificados durante o processo de auditoria fiscal e nas exigências da legislação fiscal, o auditor irá redigir um relatório sobre a inspeção que realizou, indicando à empresa quais dos seus procedimentos estão ou não conforme as normas tributárias vigentes.

Há outras soluções te esperando, confira agora mesmo!

Assessoria Financeira

Contar com o trabalho de consultoria financeira pode ser a saída para manter o negócio lucrativo, competitivo e firme no mercado, principalmente no momento pelo qual a economia atravessa....

Captação de Empréstimos

A captação de recursos financeiros para empresas nada mais é do que um conjunto de ações articuladas, cujo objetivo primordial é levantar e mobilizar dinheiro para manter e desenvolver o funcionamento...

Educação Financeira para Empresas

Orientar os empreendedores a utilizar ferramentas financeiras e aprender a tomar decisões estratégicas visando maior lucro e dinheiro em caixa, através da Educação para os empreendedores..

Padronização de Processos

É a organização e a formalização de processos em uma companhia visando desenvolver um padrão a ser seguido por todos os colaboradores, a grande jogada da melhoria dos processos é torna-los...

Precificação

A precificação é o fator mais significativo que afeta a lucratividade de um negócio.Quando a pressão é para performar ou crescer, seu instinto pode ser descontar, prejudicar seus concorrentes, cortar custos...

Atenção, você será redirecionado para um ambiente seguro do BDMG em 15 segundos